Economia

BR-040, entre BH e Juiz de Fora, será 100% duplicada até 2031

Concessionária tem dois anos para conseguir as licenças e aprovar os projetos para começar grandes intervenções que prometem mudar a “cara” da rodovia
BR-040, entre BH e Juiz de Fora, será 100% duplicada até 2031
Foto: Diário do Comércio/ Mara Bianchetti

A EPR Via Mineira, concessionária do Grupo EPR que ficará responsável pela BR-040, no trecho de Belo Horizonte até Juiz de Fora, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentaram, nesta segunda-feira (29), os detalhes da nova concessão. A boa notícia para os usuários é que, até 2031, a rodovia estará 100% duplicada, conforme previsto pela gestora.  

A vencedora do leilão realizado em abril assumirá o segmento de 232,1 quilômetros (km) no dia 6 de agosto. No decorrer dos 30 anos de contrato, a companhia terá que investir R$ 8,7 bilhões na via, sendo R$ 5,1 bilhões em melhorias e R$ 3,6 bilhões em custos operacionais. Apenas nos primeiros sete anos, a empresa pretende aportar R$ 3,5 bilhões visando transformar a estrada.

Para os primeiros cem dias, a EPR Via Mineira criou um intenso plano de ação que envolve, por exemplo, obras noturnas de pavimentação entre a Capital e Conselheiro Lafaiete, reforço de sinalização em pontos críticos, recuperação de passivos ambientais e revitalização das praças de pedágio e bases de serviços operacionais. As mudanças deverão ser perceptíveis pela população. 

Segundo o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, “a ideia é atacar problemas que afetam efetivamente a trafegabilidade e as condições de segurança no trecho” já no início da concessão. Também no começo, neste caso, no primeiro ano completo, acontece a chamada requalificação inicial, cujos serviços visam trazer segurança e conforto aos usuários.

Diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga | Crédito Wander Faria/EPR Via Mineira

Grandes obras na BR-040 começam a ser entregues a partir do 3º ano  

A concessionária tem dois anos para conseguir as licenças e aprovar os projetos para começar as grandes intervenções que prometem mudar a “cara” da BR-040, entre Belo Horizonte e a Zona da Mata. “A partir do segundo ano começam as obras de ampliação que combinam com as entregas no terceiro ano”, destacou Cassaniga à imprensa durante o evento de detalhamento do projeto, que contou com a participação de prefeitos, entidades e representantes do governo estadual.  

Confira o cronograma com as maiores obras, que inclui a entrega dos 164 km de duplicação

  • 3º ano: melhorias em 17,4 km, com a duplicação de 9,74 km, construção de faixas adicionais em 1,2 km, vias marginais em 3,23 km, ciclovias em 3,23 km, além de 1 passarela e 1 dispositivo de interconexão;
  • 4º ano: melhorias em 31,76 km, com a duplicação de 17,8 km, faixas adicionais em 1 km, vias marginais em 7,05 km, ciclovias em 5,91 km, 2 passarelas e 4 dispositivos de interconexão;
  • 5º ano: melhorias em 71,47 km, com a duplicação de 21,9 km, faixas adicionais em 39,5 km, vias marginais em 5,07 km, ciclovias em 5 km, 2 passarelas e 7 dispositivos de interconexão;
  • 6º ano: melhorias em 72,85 km, com a duplicação de 72,6 km, faixas adicionais em 0,17 km, ciclovias em 0,08 km, 2 passarelas e 18 dispositivos de interconexão;
  • 7º ano: melhorias em 41,83 km, com a duplicação de 41,83 km, 1 passarela, 10 dispositivos de interconexão e 1 área de escape. 
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