Publicidade
19/09/2017
Login
Entrar

1978 - Minas Exporta

Email
A-   A+
José Costa era aquele tipo de pessoa que toma decisões rápidas. Quando um projeto interessava, ele não perdia tempo em partir logo para a ação.

Quem lembra bem disso é Emerson de Almeida, presidente da Fundação Dom Cabral. Em 1982, o governo brasileiro, preocupado com a dívida externa que não parava de crescer, resolveu iniciar uma campanha para que as empresas exportassem mais.

Emerson de Almeida pensou imediatamente em José Costa. “Era a pessoa certa para nos ajudar”, conta. “Fui, então, procurar José Costa. Que me recebeu em sua sala e ouviu a minha história, de que deveríamos criar uma maneira de incentivar as empresas mineiras na questão da exportação.”

O presidente da Fundação Dom Cabral se emociona até hoje ao lembrar a reação do jornalista: “Ele era um homem incrivelmente intuitivo. Percebia a utilidade de um projeto, feito para o bem da comunidade. Começamos a traçar planos e fiquei esperando que ele me perguntasse ‘como’ iríamos tocar a idéia, mas José Costa foi logo dizendo: ‘Quando vamos começar?’ Abraçou o projeto de cara. De nossa conversa, surgiu o Prêmio Minas Exporta.”

Nos 10 anos seguintes, o Fundador do DC esteve engajado na divulgação do evento, participando de debates e da premiação.
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.