Publicidade
19/09/2017
Login
Entrar

1976 - Fiat

Email
A-   A+
No início da década de 1970, mais de 70 empresas decidiram implantar suas indústrias em Minas. O crescimento industrial do Estado passou de 6,9% ao ano, na década de 1960, para 16,5% nos sete primeiros anos da década seguinte.  No entanto, não foi uma luta fácil. José Costa, anos antes, cobrava a instalação da indústria automobilística em Minas. Estava entre os primeiros que buscaram atrair a francesa Simca para Santa Luzia.

Enfrentando pesadas resistências das montadoras instaladas no Brasil, José Costa defendeu que se erguesse em Minas o segundo polo automotivo do País. Nos anos 70, o governo entendeu que deveria dar mais incentivos e facilidades às empresas estrangeiras. Foi assim que a famosa Fábrica Italiana de Automóveis de Torino, Fiat, veio para Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e foi inaugurada em 1976.

A Fiat completa 30 anos em Minas. E tudo parece ir tão bem que até o presidente mundial da empresa, Luca di Montezemolo, veio comemorar a data junto aos funcionários brasileiros. A notícia saiu no “Diário do Comércio” de 29 de março de 2006.

O presidente da Fiat América Latina, Cledorvino Belini, também comeu bolo junto com o presidente mundial e os funcionários da montadora, em Betim.
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.