Publicidade
17/11/2017
Login
Entrar

Negócios

22/11/2013

Solução da mineira ProGolden premia melhores sugestões

Thaíne Belissa
Email
A-   A+
A necessidade das empresas de encontrar soluções eficientes para problemas práticos foi o nicho explorado pela Startup ProGolden. Incubada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), ela nasceu com o objetivo de unir sistemas de inovação e gestão estratégica, ajudando empresas a se reinventarem por meio do uso da tecnologia. Para isso, criou o aplicativo Prêmio Ideia, pelo qual as empresas lançam os problemas a serem resolvidos e colhem ideias de um público definido. A sugestão que for melhor avaliada ganha um prêmio.

"Muitas empresas precisavam achar soluções para seus problemas a um custo baixo, então criamos essa ferramenta onde ela pode consultar clientes, funcionários ou uma comunidade inteira para ter ideias", afirma o sócio da startup, Everton Leonardo de Almeida. Ele explica que, antes de lançar o aplicativo, foram realizados vários estudos e trabalhos acadêmicos, além de consulta a mentores, que apontaram para essa necessidade no mercado.

De acordo com Almeida, a consulta on-line não só substitui a pesquisa em campo, como se mostra muito mais eficiente porque engaja o entrevistado com a oferta do prêmio. "O custo também é muito mais baixo: em uma pesquisa tradicional, a empresa costuma pagar R$ 20 por pessoa entrevistada. Nós cobramos um percentual sobre o valor do prêmio", ressalta.

Outra vantagem destacada pelo sócio é o marketing que a empresa ganha na internet, uma vez que o aplicativo está totalmente associado às mídias sociais. De acordo com ele, os autores das ideias pedem avaliações e curtidas em plataformas como o Facebook, ampliando o contato do público com a marca. "Ao fim do desafio, as empresas recebem o conjunto de ideias. Elas não precisam implementar na íntegra necessariamente, mas o fato é que elas terão em mãos uma ideia já avaliada pelo mercado", diz.

Além de ajudar as empresas a inovarem, a ferramenta também tem sido utilizada por governos como pesquisa de opinião pública. Prefeituras e órgãos públicos lançam desafios, buscando ideias práticas e estimulando a comunidade a participar da gestão pública. A Prefeitura de Lavras foi uma das primeiras a utilizar a Prêmio Ideia, lançando um desafio de melhorias para a cidade, entre setembro e outubro deste ano. De acordo com Almeida, foram coletadas mais de 700 ideias de melhorias para diferentes setores, como educação, segurança e saúde. O prêmio foi um Iphone. "O mais interessante é pensar que todas essas sugestões vieram da própria população e já foram avaliadas por ela", destaca.



Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/11/2017
Fazenda solar entra em operação em Minas Gerais
Projeto dispensa investimentos de clientes e chega às cidades atendidas pela Cemig por um plano de assinatura
17/11/2017
Dotz coloca em operação terceira expansão em Minas Gerais
O programa de benefícios Dotz , que agrega mais de 44 parceiros, como bancos, supermercados, livrarias, cinemas, postos de gasolinas drogarias etc, em 294 pontos de venda em todo o Brasil,...
15/11/2017
Day House lança sistema que reduz em 80% o tempo da obra
Empresa de MG já construiu 100 casas no Brasil
15/11/2017
Portugal estreita laços comerciais com Minas Gerais
O legado português em Minas Gerais vai além da história contada por meio da arquitetura, gastronomia e da própria língua. A ligação com os...
15/11/2017
Como inspirar sua equipe para promover inovações realmente disruptivas?
Impacto social, autonomia e colaboração são os principais componentes de uma cultura guiada por um propósito que promove a inovação disruptiva
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.