Publicidade
25 de June de 2017
Login
Entrar

Negócios

22/11/2013

Solução da mineira ProGolden premia melhores sugestões

Thaíne Belissa
Email
A-   A+
A necessidade das empresas de encontrar soluções eficientes para problemas práticos foi o nicho explorado pela Startup ProGolden. Incubada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), ela nasceu com o objetivo de unir sistemas de inovação e gestão estratégica, ajudando empresas a se reinventarem por meio do uso da tecnologia. Para isso, criou o aplicativo Prêmio Ideia, pelo qual as empresas lançam os problemas a serem resolvidos e colhem ideias de um público definido. A sugestão que for melhor avaliada ganha um prêmio.

"Muitas empresas precisavam achar soluções para seus problemas a um custo baixo, então criamos essa ferramenta onde ela pode consultar clientes, funcionários ou uma comunidade inteira para ter ideias", afirma o sócio da startup, Everton Leonardo de Almeida. Ele explica que, antes de lançar o aplicativo, foram realizados vários estudos e trabalhos acadêmicos, além de consulta a mentores, que apontaram para essa necessidade no mercado.

De acordo com Almeida, a consulta on-line não só substitui a pesquisa em campo, como se mostra muito mais eficiente porque engaja o entrevistado com a oferta do prêmio. "O custo também é muito mais baixo: em uma pesquisa tradicional, a empresa costuma pagar R$ 20 por pessoa entrevistada. Nós cobramos um percentual sobre o valor do prêmio", ressalta.

Outra vantagem destacada pelo sócio é o marketing que a empresa ganha na internet, uma vez que o aplicativo está totalmente associado às mídias sociais. De acordo com ele, os autores das ideias pedem avaliações e curtidas em plataformas como o Facebook, ampliando o contato do público com a marca. "Ao fim do desafio, as empresas recebem o conjunto de ideias. Elas não precisam implementar na íntegra necessariamente, mas o fato é que elas terão em mãos uma ideia já avaliada pelo mercado", diz.

Além de ajudar as empresas a inovarem, a ferramenta também tem sido utilizada por governos como pesquisa de opinião pública. Prefeituras e órgãos públicos lançam desafios, buscando ideias práticas e estimulando a comunidade a participar da gestão pública. A Prefeitura de Lavras foi uma das primeiras a utilizar a Prêmio Ideia, lançando um desafio de melhorias para a cidade, entre setembro e outubro deste ano. De acordo com Almeida, foram coletadas mais de 700 ideias de melhorias para diferentes setores, como educação, segurança e saúde. O prêmio foi um Iphone. "O mais interessante é pensar que todas essas sugestões vieram da própria população e já foram avaliadas por ela", destaca.



Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/06/2017
Minas leva 10 marcas para a feira da ABF
Estado aparece em 4º lugar no ranking de redes franqueadoras, atrás de São Paulo, Rio e Paraná
24/06/2017
Água de Cheiro relança marca
Pronta para se reposicionar no mercado, a Água de Cheiro, uma das mais tradicionais marcas de perfumaria de Minas Gerais, busca em um novo modelo de lojas a melhor maneira de crescer,...
23/06/2017
Novo Nordisk vai operar no limite da capacidade
Hoje, planta está 10% ociosa
23/06/2017
Vivo ampliará cobertura 4G+ para 20 cidades
A Vivo anunciou a ampliação da cobertura 4G+ para 20 cidades brasileiras até julho. Em Minas, Belo Horizonte e, agora, Contagem, na região metropolitana, estão...
23/06/2017
A fórmula para ensinar é não ter fórmula: a empresa que está revolucionando a educação tradicional
Se o modelo tradicional de educação é o GPS, é como se a Geekie fosse o Waze. Conheça a história de Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo e veja como eles estão recalculando a rota para uma...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.