Publicidade
20/10/2017
Login
Entrar

Negócios

20/09/2017

Mineira está na final do Desafio de Inovação

Competição promovida pelo Sebrae e Braztoa estimula geração de soluções e ideias para o trade
ASN
Email
A-   A+
A startup Experience Infinity, de Belo Horizonte, está na final do Desafio de Inovação Turismo Inteligente. A competição nacional, promovida pela Braztoa e o Sebrae, seleciona as melhores soluções do mercado que podem ser customizadas para o setor de turismo. A empresa mineira disputa a competição com outras sete startups no dia 29 de setembro, em São Paulo, durante a 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa.

Com as mudanças no modelo de consumo, a necessidade do consumidor se voltou para a satisfação de novidades que estimulem seus sentidos e sentimentos. “Hoje, produtos e serviços precisam despertar emoções únicas e criar experiências memoráveis”, explica a analista do Sebrae Minas Mônica Alencar.

Por causa dessa nova configuração, surge o turismo de experiência, que proporciona momentos de prazer que permanecerão na memória, fazendo com que o cliente desenvolva uma ligação emocional com os destinos e serviços, tornando-se um diferencial aos olhos do consumidor.

Foi pensado nessa demanda do mercado que a arquiteta Bethânia Monteiro e a turismóloga Fernanda Maia largaram seus empregos para serem donas do próprio negócio. Há um ano, elas criaram a Experience Infinity. “Percebemos que já existia um mercado que trabalhava o conceito do turismo de experiência, mas que ainda era pouco explorado. As pessoas já não buscavam felicidade somente na contemplação de destinos, mas sim em vivências. As redes sociais mostram muito isso. O turista não quer mais ser apenas um observador, ele quer ser protagonista nos destinos. Partindo desse princípio, em 2016, montamos um estudo de viabilidade e estruturamos o modelo de negócio para implantar uma plataforma, com roteiros de experiências e colocá-la no ar”, explica.

A plataforma a que Bethânia Monteiro se refere é uma loja virtual que oferece experiências turísticas. No site, o viajante tem a possibilidade de fazer escolhas de acordo com o estilo de viagem, destinos e tipo de público. Todas as ofertas têm um descritivo, que informa o que é cada experiência, os serviços opcionais, que podem ser incluídos e a quantidade mínima e máxima de participantes. Além disso, os processos de agendamento e de compra são feitos on-line, inclusive o pagamento - que pode ser por meio de cartão de débito ou em até dois cartões de crédito, depósito em conta ou pagamento garantido via Paypal. “O que oferecemos são experiências avulsas e o turista tem a flexibilidade de montar seu pacote, seja ele focado na gastronomia, esportes, entretenimento e lazer, aventura ou até mesmo religioso. Ao comprar, a pessoa recebe um voucher que garante seu agendamento e sua vivência na data e horário escolhido”, afirma a arquiteta.

Mas não é só o turista que sai ganhando. A ferramenta oferta experiências que envolvem comunidades, produtores rurais, além de agências de viagens e receptivos locais. Outros prestadores de serviços também têm a possibilidade de divulgar seus negócios e ter uma logística de atendimento mais organizada, que garanta a qualidade e o controle das vendas. “É bom para os dois lados: tanto para quem está ofertando o produto, pela visibilidade e o baixo investimento - como se estivesse terceirizando uma plataforma de marketing e vendas - como para quem compra, que adquire serviços mais baratos do que se fosse contratar no local, além, é claro, da comodidade e da segurança”, garante Bethânia Monteiro.

Em um ano, já são mais de 23 mil acessos, 115 ofertas cadastradas e 78 ativos de passeios e serviços, que são alterados por temporada, em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. “Queremos colocar todos os estados na prateleira. Nossas pesquisas indicam muito potencial no Brasil, ainda pouco explorado. Somos um país muito rico na oferta turística e queremos proporcionar experiências para todos, além de movimentar a economia local dos destinos”, conta a empresária.
 
Desafio - No dia 29 de setembro, a startup mineira concorre com outras sete empresas a final do Desafio de Inovação e Turismo Inteligente durante a 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa. As duas melhores soluções do País serão premiadas com viagens, convites para participar de eventos do setor e encontros com empresários do turismo.

Essa é uma das ações apoiadas pelo Sebrae que, até 2018, pretende investir R$ 55 milhões em aproximadamente 70 projetos de Turismo Inteligente em 19 estados brasileiros. A iniciativa pretende estimular pequenos negócios a criarem soluções tecnológicas inovadoras e estruturas turísticas diferenciadas que facilitem a interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/10/2017
Eu sei que sou difícil: como conhecer suas limitações pode impactar o seu negócio
Ter um gênio difícil pode ser ruim para a convivência com as pessoas. Mas, acredite, é pior ainda para o crescimento da sua empresa
20/10/2017
Israel ganha uma startup a cada 8 horas
Possibilidades de conexão entre o país e Minas Gerais foram apresentadas e debatidas ontem em BH
20/10/2017
Pastelaria Marília terá opção fit em 2018
A tradicional pastelaria Marília de Dirceu, que completa 25 anos em novembro, está investindo R$ 400 mil em obras de expansão. Localizada na praça homônima, no...
20/10/2017
País precisa de mais investimentos
Setor contribui para o desenvolvimento e para a inserção no cenário internacional
20/10/2017
Excelência da Nippon é destaque em simpósio
O intercâmbio tecnológico Japão-Brasil promovido pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) foi tema do painel “De uma Ponta a Outra”, parte da...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.