Publicidade
20/09/2017
Login
Entrar

Negócios

17/05/2017

Hard Enduro injeta R$ 2 milhões em Minas Gerais

Evento patrocinado pela Red Bull e Exventure inclui trilhas em quatro municípios
Thaíne Belissa
Email
A-   A+
O Hard Enduro da América Latina acontece pela segunda vez em Minas Gerais e deve atrair cerca de 40 mil pessoas/Divulgação
Minas Gerais recebe, a partir de hoje, a segunda edição do maior campeonato de Hard Enduro da América Latina, o Red Bull Minas Riders, que deve atrair cerca de 40 mil pessoas, movimentando o turismo em quatro cidades do Estado. Realizado pela Red Bull, em parceria com a empresa de acessórios para motocicleta Exventure, o evento acontece pela segunda vez em Minas Gerais e recebeu investimento de R$ 2 milhões. Serão cinco dias de provas, que incluem trilhas na Capital, Ouro Preto e Barão de Cocais, na região Central, e em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Red Bull Minas Riders é uma competição internacional de Hard Enduro, uma das modalidades consideradas mais difíceis em cima de uma moto. A edição no Brasil é apenas a primeira etapa do mundial, que ainda passará por países como Áustria, Romênia, Turquia e Lesotho até o fim do ano. De acordo com o diretor de produção do evento, Gregório Rossi, Minas Gerais foi o estado escolhido para sediar o evento no País devido à força da atividade em Belo Horizonte, que é considerada a Capital Nacional do Enduro.

“A capital mineira tem o maior número de praticantes de Enduro do Brasil. Além disso, Minas Gerais tem belíssimos cenários e com alto nível de dificuldade, que é exatamente o que procuramos para as provas”, explica. A competição terá seu prólogo hoje, em Ouro Preto, em seguida passará por Barão de Cocais, Belo Horizonte e realizará o epílogo no dia 21 de maio, em Nova Lima. Ao todo serão mais de seis horas de competição por dia, percorrendo trajetos sempre entre 70 Km e 200 km de distância.

Leia também:
Competidores chegam a BH no sábado


A expectativa do diretor é de que o evento atraia cerca de 40 mil pessoas durante todo o evento, sendo 10 mil no prólogo, 10 mil entre as trilhas nos pontos para espectadores e 20 mil no prólogo. Para ele, o Red Bull Minas Riders promove de forma massiva o turismo e, consequentemente, a atividade econômica nas cidades por onde passa. “Só para se ter uma ideia, o evento contará com 70 competidores, sendo 30 de outros países. Só os participantes, suas equipes e os colaboradores de apoio do evento já lotaram os três principais hotéis de Ouro Preto”, afirma. Além disso, Rossi destaca que serão gerados 40 empregos temporários na cidade.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra, explica que, apesar de serem empregos temporários, a oportunidade de trabalho é vista com muito bons olhos pelo município, principalmente em tempos de crise econômica. “São trabalhos de um ou dois dias, como montadores de palco, apoio na limpeza e no fechamento das ruas. Os organizadores também fizeram uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para a contratação de fiscais das provas”, explica.

Além disso, o secretário destaca que eventos como esse movimentam a rede hoteleira, o comércio e a venda de artesanato, que é bem característico na cidade. “Quem vem a Ouro Preto dificilmente não leva uma lembrança que remete ao Barroco, a Aleijadinho ou às pedras preciosas”, completa. Guerra afirma que o governo municipal vem fazendo um esforço para que, cada vez mais, a cidade atraia eventos, a fim de que mude sua matriz econômica e não fique tão dependente do minério como é hoje. Segundo ele, atualmente o turismo representa cerca de 6% a 7% da geração de impostos em Ouro Preto, taxa que o governo pretende aumentar.

“Ouro Preto já tem a chancela dos eventos culturais, mas queremos abrir mais o leque, principalmente para a indústria criativa e limpa, assim como a indústria do esporte”, frisa. Entretanto, o secretário chama atenção para a necessidade de se fazer eventos sustentáveis. No Red Bull Minas Riders, por exemplo, a secretaria solicitou algumas alterações nas rotas das provas a fim de poupar trilhas tombadas e áreas com preservação ambiental.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/09/2017
Maricota muda estratégia nos EUA
Com um novo parceiro local, marca reorganiza a presença naquele país mirando a população local
20/09/2017
Empresas focam retorno sustentável
São Paulo - A nova geração de investidores, capitaneada pelos millennial - nascidos entre 1980 e 2000 - e pelas mulheres, demanda que as empresas ofereçam não...
20/09/2017
Mineira está na final do Desafio de Inovação
Competição promovida pelo Sebrae e Braztoa estimula geração de soluções e ideias para o trade
20/09/2017
Vida noturna ganha espaço nos terraços de hotéis
Eventos elevam taxa de ocupação
20/09/2017
Minas Gerais se destaca em competição internacional
Após passar por cidades como Londres, Santiago, Sydney, Singapura e Buenos Aires, durante os dias 16 e 17 de setembro, foi a vez de Belo Horizonte sediar o Startup Games. Pela primeira vez...
› últimas notícias
Usiminas reajustará preços em 10,2%
Setor deve mudar o foco dos investimentos
Iace tem alta de 0,7% em agosto, aponta a FGV
MP para repactuação de concessões é publicada
BR Food cogita reduzir produção em fábricas de Uberlândia
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Minas se distancia da recessão
Fapemig aguarda até 16 de outubro os projetos de pesquisa para o Queijo Minas Artesanal
Compre Certo planeja ampliar atuação no interior do País
Reino Unido estreita, ainda mais, parceria com Fiemg Lab
Arranjos Produtivos Locais em Minas vão receber investimentos personalizados
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de September de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.