Publicidade
24/09/2017
Login
Entrar

DC Tecnologia

22/08/2017

Fundação Dom Cabral e Maio Marketing lançam o Índice de Relevância Digital

Da Redação
Email
A-   A+
A Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios com atuação internacional, e a Maio Marketing, empresa de serviços especializados de marketing que une estratégia, dados e tecnologia, desenvolveram o Índice de Relevância Digital, indicador que pretende aferir a relevância digital de companhias brasileiras.

Utilizando a plataforma de computação cognitiva na nuvem da IBM para empresas, Watson, a proposta do índice é a de oferecer uma fotografia real dos níveis de engajamento e influência da companhia no ambiente digital.

“Utilizamos nosso expertise em Data Driven Marketing, Customer Experience e Martech para pensar em algo inovador e aplicado ao negócio do cliente que, ao mesmo tempo, gerasse engajamento e uma reflexão sobre o tema. Desenvolvemos uma aplicação que calcula online este Índice e entrega por e-mail o resultado da empresa e o comparativo com as demais participantes do setor”, explica Daniela Guerra, diretora da Maio.

Para chegar a esse resultado, o Índice de Relevância Digital avalia três variáveis: performance, com os dados page rank do site institucional da empresa, utilizando os indicadores Page Authority e Mozrank; presença, com o nível de engajamento em relação ao número de seguidores nos perfis em redes sociais da companhia; e percepção, com sentimento geral relacionado às citações em postagens de seguidores da empresa.

O Watson consegue identificar o teor das conversas dos usuários ecruzar essas variáveis em minutos para um diagnóstico mais preciso. Neste projeto especificamente, ele utiliza uma aplicação chamada Natural Language Understanding, que compreende a emoção e o sentimento das conversas e gera insights a partir de dados de diversos tipos, como texto, vídeo, imagens.

“Este índice pode ajudar a nortear a empresa do ponto de vista de sua atuação no meio digital em relação a essas três variáveis com base em seus seguidores. Ele também apresenta um comparativo com as empresas do seu setor que também participarem da ação. Portanto, quanto maior o número de participantes, mais relevante fica o resultado”, enfatiza o diretor da Maio, Fred Conte.

O Índice de Relevância Digital tem potencial para se tornar recorrente e evoluir com novas variáveis, podendo ser aplicado em outros contextos. As empresas interessadas em obter sua avaliação de relevância digital podem acessar gratuitamente a plataforma. Para calcular o Índice da empresa, basta acessar o link: www.relevanciadigital.fdc.org.br

Plataforma - O Watson é uma plataforma de serviços cognitivos na nuvem que extrai conhecimento de dados não estruturados (imagens, vídeos, áudios, informações de redes sociais), interage com humanos em linguagem natural e aprende continuamente a partir dessas interações.

Empresas de todos os portes e segmentos podem ter acesso à tecnologia por meio da IBM Cloud. No mundo, mais de 80 mil desenvolvedores já estão utilizando serviços do Watson na nuvem e 500 startups construíram aplicações baseadas nessas soluções. A perspectiva da IBM é que 1 bilhão de pessoas terão contato com a plataforma até 2018.

Profissionais utilizam a tecnologia Watson para entregar melhores resultados em suas tarefas diárias. O objetivo é que sistemas como esses ajudem a potencializar o conhecimento do capital humano das empresas, que irá entregar resultados como nunca se tiver uma tecnologia cognitiva ao seu lado.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/08/2017
Vodafone Brasil pode instalar um laboratório em Nova Lima
Sede da companhia no País é na RMBH
22/08/2017
Plataforma de serviços automotivos registra crescimento significativo em Belo Horizonte
Serviços para manutenção de veículos como lavagem, troca de óleo, polimento, limpeza do motor e troca de bateria, estão disponíveis a um clique dos...
12/07/2017
Brasileiros buscam Vale do Silício
Não há hoje no País soluções que atendam às demandas por tecnologia de empresas globais
12/07/2017
Ensino pode sofrer desmonte
São Paulo - A crise dos estados poderá trazer um desmonte na rede brasileira de ensino e pesquisas similar ao causado pelo regime militar, que aposentou e afastou...
12/07/2017
Para analistas, políticas podem trazer mudança
São Paulo - Com bases tão pequenas de inovação, os problemas brasileiros são grandes, mas as oportunidades enormes. “A experiência internacional...
› últimas notícias
Minas Gerais terá planta de grafeno até 2020
Planta da Mercedes em Juiz de Fora opera com estabilidade
Empresariado está mais otimista e Icei atinge o maior nível desde março de 2013, aponta CNI
Carrefour Brasil troca de presidente e anuncia a emissão de R$ 2 bi em notas
Unifei entre as mil melhores universidades do mundo
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Fiemg apresenta plano para o Alto Paranaíba
CCPR assume 100% de participação na Itambé
Elmo Calçados fecha acordo com credores e evita falência
Temer recebeu propina, afirma Funaro
Banco Central reduz as projeções para a inflação deste ano
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


23 de September de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.