Publicidade
20/09/2017
Login
Entrar

Negócios

14/09/2017

Equipe do Cefet produz carros que aproveitam melhor a energia

Da Redação
Email
A-   A+
A proposta da Equipe Ecofet - Eficiência Energética do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que trabalha com a criação de protótipos de veículos que aproveitam melhor a energia por meio da propulsão elétrica e etanol, fará parte da Mostra Inova Minas deste ano. Os modelos desenvolvidos buscam aprimorar o desempenho dos veículos com relação à eficiência energética e à autonomia.

A equipe tem como foco aplicar os conhecimentos técnicos da engenharia na produção de carros que apresentem maior atuação se observada a relação entre o gasto de energia e combustível e a distância percorrida. Os modelos foram projetados, construídos e testados pelos próprios alunos e aprimorados para apresentação na Inova Minas.

O professor do Departamento de Eletrônica, Rubens Marcos dos Santos Filho, orientador da equipe, explica que os aprimoramentos feitos em relação aos projetos anteriores são relacionados ao chassi, que, segundo ele, está mais leve e mais rígido; ao sistema de direção, que está mais preciso e dissipa menos energia durante as curvas; e à carenagem, que possui um formato mais aerodinâmico, visando diminuir o arrasto provocado pelo ar.

“Em relação ao motor movido a etanol, elevamos sua taxa de compressão, o que consequentemente aumentou sua eficiência. Já em relação ao motor elétrico, mudamos seu sistema de transmissão para que pudesse trabalhar em sua melhor faixa de eficiência”, ressalta.

Os projetos da Mostra foram selecionados por meio de um pitch (vídeo de curta duração), em que se levaram em conta os resultados apresentados, a capacidade de criar soluções, gerar renda e riquezas e empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. O professor Rubens Santos Filho aponta a importância da divulgação de projetos como o Ecofet no Inova Minas. “O aumento da divulgação desse tipo de projeto permite que mais pessoas se conscientizem e se interessem pelo melhor aproveitamento das fontes de energia disponíveis”, afirma.

Sobre a equipe - A Ecofet, fundada em 2007, faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac), formada pelo professor orientador e por alunos de graduação das Engenharias Mecânica, Elétrica, de Materiais, Ambiental e Sanitária e também de Química Tecnológica do Cefet-MG. O trabalho começa com o estudo e a elaboração dos projetos e posteriormente a aquisição dos materiais e montagem dos carros. Atualmente, o grupo trabalha na execução de um protótipo movido a etanol e outro movido por motor elétrico. Testes diversos são realizados e os resultados são colocados à prova nas competições. O trabalho é contínuo, e, a cada competição, os conhecimentos técnicos são aperfeiçoados de forma a melhorar a qualidade e eficiência.

A equipe foi campeã da Maratona de Eficiência Energética (antiga competição nacional de Eficiência Energética) em 2012 com o protótipo Etanol e foi vice-campeã na mesma competição, em 2013, com o veículo elétrico. O grupo conquistou o quarto lugar com o veículo elétrico, na competição nacional Shell Eco Marathon Brasil, em 2016. O objetivo dessa competição é desafiar estudantes a projetar e construir protótipos que percorrem uma maior distância com a menor quantidade de energia numa disputa que abrange três categorias: gasolina, etanol e bateria elétrica.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/09/2017
Maricota muda estratégia nos EUA
Com um novo parceiro local, marca reorganiza a presença naquele país mirando a população local
20/09/2017
Empresas focam retorno sustentável
São Paulo - A nova geração de investidores, capitaneada pelos millennial - nascidos entre 1980 e 2000 - e pelas mulheres, demanda que as empresas ofereçam não...
20/09/2017
Mineira está na final do Desafio de Inovação
Competição promovida pelo Sebrae e Braztoa estimula geração de soluções e ideias para o trade
20/09/2017
Vida noturna ganha espaço nos terraços de hotéis
Eventos elevam taxa de ocupação
20/09/2017
Minas Gerais se destaca em competição internacional
Após passar por cidades como Londres, Santiago, Sydney, Singapura e Buenos Aires, durante os dias 16 e 17 de setembro, foi a vez de Belo Horizonte sediar o Startup Games. Pela primeira vez...
› últimas notícias
Usiminas reajustará preços em 10,2%
Setor deve mudar o foco dos investimentos
Iace tem alta de 0,7% em agosto, aponta a FGV
MP para repactuação de concessões é publicada
BR Food cogita reduzir produção em fábricas de Uberlândia
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Minas se distancia da recessão
Fapemig aguarda até 16 de outubro os projetos de pesquisa para o Queijo Minas Artesanal
Compre Certo planeja ampliar atuação no interior do País
Reino Unido estreita, ainda mais, parceria com Fiemg Lab
Arranjos Produtivos Locais em Minas vão receber investimentos personalizados
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de September de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.