Publicidade
20/11/2017
Login
Entrar

Negócios

14/09/2017

Equipe do Cefet produz carros que aproveitam melhor a energia

Da Redação
Email
A-   A+
A proposta da Equipe Ecofet - Eficiência Energética do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que trabalha com a criação de protótipos de veículos que aproveitam melhor a energia por meio da propulsão elétrica e etanol, fará parte da Mostra Inova Minas deste ano. Os modelos desenvolvidos buscam aprimorar o desempenho dos veículos com relação à eficiência energética e à autonomia.

A equipe tem como foco aplicar os conhecimentos técnicos da engenharia na produção de carros que apresentem maior atuação se observada a relação entre o gasto de energia e combustível e a distância percorrida. Os modelos foram projetados, construídos e testados pelos próprios alunos e aprimorados para apresentação na Inova Minas.

O professor do Departamento de Eletrônica, Rubens Marcos dos Santos Filho, orientador da equipe, explica que os aprimoramentos feitos em relação aos projetos anteriores são relacionados ao chassi, que, segundo ele, está mais leve e mais rígido; ao sistema de direção, que está mais preciso e dissipa menos energia durante as curvas; e à carenagem, que possui um formato mais aerodinâmico, visando diminuir o arrasto provocado pelo ar.

“Em relação ao motor movido a etanol, elevamos sua taxa de compressão, o que consequentemente aumentou sua eficiência. Já em relação ao motor elétrico, mudamos seu sistema de transmissão para que pudesse trabalhar em sua melhor faixa de eficiência”, ressalta.

Os projetos da Mostra foram selecionados por meio de um pitch (vídeo de curta duração), em que se levaram em conta os resultados apresentados, a capacidade de criar soluções, gerar renda e riquezas e empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. O professor Rubens Santos Filho aponta a importância da divulgação de projetos como o Ecofet no Inova Minas. “O aumento da divulgação desse tipo de projeto permite que mais pessoas se conscientizem e se interessem pelo melhor aproveitamento das fontes de energia disponíveis”, afirma.

Sobre a equipe - A Ecofet, fundada em 2007, faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac), formada pelo professor orientador e por alunos de graduação das Engenharias Mecânica, Elétrica, de Materiais, Ambiental e Sanitária e também de Química Tecnológica do Cefet-MG. O trabalho começa com o estudo e a elaboração dos projetos e posteriormente a aquisição dos materiais e montagem dos carros. Atualmente, o grupo trabalha na execução de um protótipo movido a etanol e outro movido por motor elétrico. Testes diversos são realizados e os resultados são colocados à prova nas competições. O trabalho é contínuo, e, a cada competição, os conhecimentos técnicos são aperfeiçoados de forma a melhorar a qualidade e eficiência.

A equipe foi campeã da Maratona de Eficiência Energética (antiga competição nacional de Eficiência Energética) em 2012 com o protótipo Etanol e foi vice-campeã na mesma competição, em 2013, com o veículo elétrico. O grupo conquistou o quarto lugar com o veículo elétrico, na competição nacional Shell Eco Marathon Brasil, em 2016. O objetivo dessa competição é desafiar estudantes a projetar e construir protótipos que percorrem uma maior distância com a menor quantidade de energia numa disputa que abrange três categorias: gasolina, etanol e bateria elétrica.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/11/2017
Receita da Acoplation deve ir a R$ 40 milhões
Resultado representará um crescimento de 30% em relação a 2016; empresa hoje gera 650 empregos
18/11/2017
Startup Pharmaview desenvolve vacina contra vício em cocaína
Com uma média de consumo de cocaína acima da média mundial, o Brasil vive um cenário trágico. De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas...
18/11/2017
Nature Derme amplia atendimento
Prestes a completar 30 anos de mercado, a rede de farmácia de manipulação Nature Derme lança produtos e comemora oito lojas em funcionamento na Capital e região...
18/11/2017
Café com Doce vai ampliar produção
Expectativa é multiplicar em 10 vezes o volume fabricado, chegando a 50 t/mês de doces em 2018
18/11/2017
Restaurante Haus München comemora 50 anos de atividades ininterruptas
Com um movimento médio de 2,5 mil clientes por mês, o restaurante Haus München, localizado no Santo Agostinho, região Centro-Sul da Capital, comemora no próximo...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.