Publicidade
20/08/2017
Login
Entrar

DC RH

12/01/2017

Empresas ampliam os investimentos na qualificação dos trabalhadores

Da Redação
Email
A-   A+
Embora o cenário econômico de 2016 tenha sido desafiador as empresas elevaram os investimentos na qualificação de suas equipes, em busca de maior eficiência nos processos e resultados financeiros positivos para o negócio. De acordo com o estudo “Panorama do Treinamento no Brasil”, a carga horária média de treinamento subiu de 16,6 horas, em 2015, para 22 horas, em 2016.

“Essa é a 11ª edição da pesquisa e, desde o princípio, nos guiamos pelo objetivo de oferecer dados para que os profissionais da área de treinamento e desenvolvimento possam refletir sobre as ações praticadas e tomar decisões mais efetivas. Estamos em um momento de grande valorização do RH estratégico e, neste cenário, nada mais importante que indicadores”, ressalta Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração Escola de Negócios, empresa responsável pela coordenação e análise da pesquisa. O estudo, realizado pela ABTD e Integração Escola de Negócios, considerou o cenário de 502 empresas, nacionais e multinacionais, de cinco setores (administração pública direta, comércio, indústria, organização sem fins lucrativos e serviços).

Fernando Cardoso alerta que uma das decisões estratégicas mais importantes dos gestores de T&D está relacionada à escolha do meio de transmissão do ensino. No Brasil, a modalidade presencial é a mais utilizada, de acordo com 63% dos entrevistados, seguida de atividades práticas no local de trabalho (17%), do e-learning (15%) e do blended (5%), que mescla EAD e atividades em sala de aula. “A baixa adesão ao EAD ainda é atribuída à dificuldade para arcar com investimentos extras relacionados à necessidade de infraestrutura tecnológica e de um profissional para fazer a gestão da escola on-line”, explica.



Na média nacional, os não líderes são os maiores beneficiados com ações de T&D, representando 60% no universo de treinamento de uma empresa. Quase metade desse ensino (44%) refere-se a conteúdos técnicos. A trilha de aprendizagem das empresas pesquisadas é integrada também por temas comportamentais (27%) e de conteúdo obrigatório (29%), como segurança do trabalho, normas de qualidade e etc.

Fundada em 1966, a Integração Escola de Negócios é um núcleo de capacitação de profissionais nos níveis de gerência, supervisão e analista, oferecendo Cursos Abertos e Projetos In Company, em sete áreas: recursos humanos, escola de líderes, comunicação, finanças, vendas, logística e secretariado.

Com clientes em todo o Brasil, a empresa está sediada na cidade de São Paulo e conta com mais seis escritórios - Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e África (Angola e Moçambique).Entre 2013 e 2015, a empresa capacitou mais de 35 mil profissionais de diversas regiões do Brasil e da África.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/08/2017
Pesquisa aponta lado conservador dos jovens
Entre os pontos abordados pelo estudo está a preservação da Consolidação das Leis Trabalhistas
17/08/2017
Ferramentas são utilizadas antes mesmo da contratação
Ferramentas de compliance são cada vez mais utilizadas nas empresas antes mesmo da contratação de um colaborador ou fornecedor. Elas permitem identificar os comportamentos dos...
17/08/2017
Satisfação pessoal é uma das prioridades
A satisfação pessoal com seu trabalho é uma das prioridades dos jovens com idade entre 18 e 25 anos. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Signium, em parceria com...
04/08/2017
Super Estágios vai abrir três unidades em Minas Gerais
Considerada uma das principais portas de entrada para o mundo do trabalho para os estudantes, o estágio pode ser para as empresas uma forma barata de ter acesso a uma mão de obra...
18/07/2017
Reforma 'é benéfica', avaliam especialistas
Texto é, em grande parte, positivo e traz oxigenação à legislação em vigor, que estava defasada
› últimas notícias
Cemig oferece R$ 11 bilhões para evitar leilão
Diminui o pessimismo entre os empresários em Minas, aponta Fiemg
Comércio quer negociar com o governo mineiro a redução da carga tributária
BC registra avanço de 0,2% no Sudeste
Federaminas difunde projeto de educação financeira em MG
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Desoneração da folha afeta a Previdência
BNDES aprova R$ 122,8 milhões para Instituto Senai
Rombo na Funcef é alvo de protesto
Cinco municípios geram empregos em Minas
Rio das Velhas atinge nível crítico de vazão
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.