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10/03/2018

Turismo de lazer estimula criação de novos produtos na rede hoteleira

Da Redação
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Ouro Minas lança serviços de traslados para pontos turísticos/Divulgação
O turismo de lazer, já consolidado em Minas Gerais, fomenta cada vez mais a economia, gerando o desenvolvimento local e social das cidades visitadas e apresentando dados que incentivam o empresariado mineiro a investir na expansão de produtos e serviços. Para se ter uma ideia de como o turismo mineiro cresce de forma exponencial, o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo em 2017, apontou que o número de cidades mineiras com vocação turística passou de 279 para 555, ou seja, 65% dos municípios mineiros têm potencial para desenvolver sua economia por meio do turismo. Para aproveitar o cenário positivo, o hotel Ouro Minas, sediado em Belo Horizonte, na região Nordeste, investe na expansão de serviços oferecidos e lançou pacotes promocionais especiais para aqueles que desejam visitar os principais cartões-postais de Belo Horizonte e região metropolitana.

Um dos pacotes do hotel, com hospedagem de quinta a domingo, oferece city tour em Ouro Preto e transfer de ida e volta para Inhotim, no valor de R$ 1.100. Há também o pacote com foco em Belo Horizonte, com diárias de quinta a domingo, que leva o hóspede para conhecer os principais pontos turísticos da capital mineira, como a Lagoa da Pampulha, praças da Liberdade e do Papa, Savassi e Mercado Central e, ainda, inclui o transfer de ida e volta para o Museu natural de Inhotim, tudo isso no valor de R$ 980. Ainda é oferecido um terceiro pacote com duas diárias - sexta à domingo - que leva o cliente para passar o dia em Inhotim, no valor de R$ 630. Todos os pacotes proporcionam ao hóspede o rico café da manhã do Ouro Minas, com mais de 90 itens inclusos, e a famosa caipirinha mineira como cortesia para brindar a chegada ao hotel.

Para a gerente de marketing do hotel, Monaline Alvarenga, o crescimento do turismo de lazer em Belo Horizonte abriu novas possibilidades de serviços ao hotel. “Belo Horizonte tinha uma característica focada em turismo de negócios, mas a realização de eventos esportivos, o aumento do investimento no fomento do turismo de lazer tem atraído cada vez mais turistas”.

A gerente afirma ainda que o reconhecimento de cidades históricas como Patrimônio Cultural da Humanidade e do Instituto Cultural Inhotim como Jardim Botânico também contribuiu para esse cenário positivo. “Cidades como Ouro Preto e Mariana já estavam presentes na rota do turismo mineiro, principalmente no turismo religioso. Agora, Inhotim também é conhecido em todo mundo como um dos museus com o maior acervo de arte contemporânea a céu aberto da América Latina e, não é raro, recebermos turistas com a intenção de visitá-lo. Então, para melhor atender o cliente e direcioná-lo com comodidade aos principais pontos turísticos de Belo Horizontes e região metropolitana, criamos pacotes que têm feito sucesso entre nossos hóspedes”, explica.

Gastronomia - Outro elemento responsável pela atração de turistas é a marcante culinária mineira, também considerada uma das maiores riquezas culturais do Estado. De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística 2017 realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), a comida mineira ganha lugar de destaque na preferência dos visitantes e, quando se pensa em Minas Gerais, é a primeira imagem que surge à cabeça de 29% dos entrevistados. O pão de queijo foi escolhido o preferido de 41,5% dos turistas e o queijo ficou na segunda colocação, com 23,5%.

Para Monaline Alvarenga, a gastronomia mineira é mais um pilar de todo o crescimento do Estado no setor turístico, pois corrobora a capacidade do Estado em manter uma estrutura compatível com as necessidades do turista. “Todo esse patrimônio cultural apenas evidencia o motivo pelo qual Minas conquistou a consolidação no mapa turístico brasileiro. Afinal de contas todos merecem descansar em belos lugares, sendo bem recebidos e desfrutando dos maravilhosos sabores mineiros”, conclui.

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